Ministério Batista do Calvário

Ministério IBC :: História do Ministério

Em 20 de fevereiro de 1977, chegou a Manhuaçu – MG, Dorvadil Bonifácio, sua esposa Nelcy Cunha Gomes e seus filhos, Wesley, Fábio e Simônia, membros da Igreja Batista do Pastoril, em Governador Valadares. Ao Chegarem nessa cidade, começaram a visitar algumas Igrejas Evangélicas no município, vindo a freqüentar a Igreja Brasil Para Cristo, mas posteriormente, Dorvadil Bonifácio, abriu em sua casa um ponto de pregação da Palavra do Senhor. Nesse local foram surgindo às primeiras sementes do Ministério Batista do Calvário.

Para ajudar a fortalecer os cultos realizados nessa casa, veio também para a cidade de Manhuaçu – MG, o tio de Nelcy Cunha Gomes, o senhor Elias, o qual ajudou por muito a firmar o trabalho evangelístico que iniciara com a família de Dorvadil Bonifácio. Com o crescente trabalho evangelístico nessa casa, surgiu então a necessidade de um Pastor para pastorear essa Congregação que se fortalecia no Senhor a cada dia. Foi então convidado para pastorear a Congregação Batista do Calvário, Alexandre José de Souza.

No dia 20 de maio de 1979, ainda no Templo provisório à Rua Antônio Wellerson, nº 609, ficou aprovado a Constituição da Igreja Batista do Calvário de Manhuaçu – MG. A Igreja Mudou de endereço, vindo a se localizar na Rua Teodoro Pio dos Santos, no Bairro Luciano Heringer, nº150, em 29 de maio de 1979, nessa data era inaugurado o 1º Templo da Igreja Batista do Calvário de Manhuaçu – MG, já sob a ordem Pastoral de Alexandre José de Souza. Dorvadil e sua família mudaram-se e com isso o Pastor Alexandre assumiu a Presidência do Ministério Batista do Calvário.

Alexandre era natural da cidade de Bom Jesus do Galho - MG nasceu no dia 25 de outubro de 1934, casou-se no dia 30 de janeiro de 1956, com Dirce Werner Louback, e como fruto de seu casamento, seus filhos, Ruver e Rogério. Iniciou sua caminhada como Presidente do Ministério Batista do Calvário em 1979, permanecendo como presidente até 2009, mesmo ano em que faleceu na cidade de Manhuaçu – MG.

O Ministério Batista do Calvário elegeu como seu Presidente, o Pastor Romerito Maxuel da Silva, então Pastor da 4ª Igreja Batista do Calvário de Manhuaçu – MG, o qual, depois de 12 anos pastoreando essa amada Igreja, assumiu a Presidência do Ministério em dezembro de 2009, mesma data em que veio pastorear a Igreja Batista do calvário – Sede em Manhuaçu - MG. Natural de Abre Campo – MG nasceu no dia 20 de março de 1956, casou-se com Claudia Bastos da Silva, e como frutos de seu casamento, suas filhas, Flórence, Flora e Manila.

O Ministério Batista do Calvário Cresceu dentro da cidade de Manhuaçu – MG, sendo 8 Igrejas espalhadas pela cidade e 8 igrejas fora do Município de Manhuaçu. O Ministério possui também um projeto missionário em Cuba, onde são mais de 50 obreiros trabalhando para o reino de Deus. Outra semente missionária são as meninas do Nepal, onde o Ministério adotou 6 meninas, para que as mesmas possam ser treinadas e vim a se tornar missionárias no Nepal. Em 2011 o Ministério inaugurou o campo missionário em Luanda capital da Angola na África, onde hoje se encontra a Igreja Batista do Calvário na Angola. Deus tem abençoado o Ministério que a cada ano tem crescido para honra e glória de Deus.